terça-feira, 3 de janeiro de 2012
Idéias para projetar um jardim privativo
Pensar em um espaço silencioso, privado, onde se pode relaxar, leva você direto para o quintal. Mas nem sempre é possível ter privacidade em toda a extensão do terreno e, nesses casos, o mais indicado é investir na elaboração de um jardim privativo.
Um modo econômico de expandir seu jardim é utilizar pátios e decks, que são funcionais e elementos significativos do projeto no paisagismo. Se você decidir acrescentar um pátio, terraço ou deck, calcule o tamanho que ele precisa ter para acomodar todas as pessoas que o utilizarão regularmente.
Pense também no tipo de mobília que você irá usar, pois os móveis para ambientes externos ocupam bastante espaço. Estude as localizações possíveis ao longo das estações e em diferentes horas do dia, porque você terá que decidir se quer que o deck, pátio ou terraço fique no sol, na sombra ou em ambos. Se não houver um local sombreado disponível, plantar uma única árvore ou construir uma pergola são soluções possíveis. É melhor colocar o deck ou pátio junto a casa, pois entradas, fluxo de tráfego e preparo da comida são coisas a considerar. O pátio precisa ter uma área relativamente plana, já decks e terraços se ajustam mais facilmente a terrenos inclinados.
Se o pátio existente está mal conservado ou é muito pequeno, uma renovação pode ser pertinente. Tijolos soltos e desencaixados ou pedras assentadas na areia são facilmente reparados removendo o que está solto e nivelando outra vez a superfície de areia.
Normalmente se consegue comprar tijolos ou pedras que combinem para expandir o pátio. Se um pátio de concreto velho está rachado e deteriorado, remova o velho (geralmente uma tarefa monumental) ou construa um deck em cima dele.
Um pátio precisa de um espaço relativamente plano para entretenimento
A forma do pátio depende da sua criatividade. Complemente a forma e estilo do jardim ao redor e o estilo da casa. Quadrados e ângulos retos tendem a parecer formais e tradicionais. Use linhas amplas e curvas de forma cuidadosa e econômica.
As linhas curvas podem fazer um espaço parecer menor e criar espaços desajeitados que não são largos o suficiente para o uso. Integre as plantas para ajudar a suavizar as linhas, aumentar a privacidade e deixar o local mais atraente. Acima de tudo, seja criativo, uma vez que padrões de grades e combinações de pavimentos são ilimitados.
A escolha dos materiais para a pavimentação é o elemento mais importante no projeto. Eles complementam o seu paisagismo e a sua casa. Decks de madeira dão uma aparência moderna e, contudo, informal ao paisagismo. Apesar de serem fáceis de construir, os decks devem ser encarados como uma obra de grande porte. O concreto tem que ser forte e durável e deve ser feito por um profissional. Os de tijolos e pedras são os mais fáceis de construir.
Às vezes, é preciso criar uma barreira, feita de plantas ou cercas, por causa do vento, para reduzir o ruído ou para garantir privacidade. Os pátios e decks em níveis altos tendem a ficar expostos ao excesso de vento. Para reduzi-lo, plante árvores de copa aberta ou arbustos que transformarão uma rajada de vento em uma brisa suave.
Partes de treliça ou cercas cobertas com trepadeiras funcionam bem para proteger do vento a área onde as pessoas se sentam. Quando o problema é o ruído, como ocorre nas áreas urbanas, você precisará de uma plantação densa de arbustos para absorver significativamente o som. Plantas densas, com folhas espessas, funcionam muito bem.
Uma consideração importante em uma área de entretenimento ao ar livre é a privacidade. Mesmo que sua casa fique em uma propriedade no campo, um pátio ou deck é mais confortável quando se parece com uma sala ao ar livre, com alguma sensação de se estar cercado. Pequenas árvores ou arbustos são eficientes para construir as "paredes" e um abrigo feito de árvores dá a sensação de telhado.
Escolha e coloque plantas para obter todos esses efeitos e fornecer uma barreira que dê privacidade. Deixe parte do pátio ou deck aberta de modo a facilitar o fluxo de tráfego para dentro do espaço do gramado e outras áreas ao redor. As cercas podem ser eficientes para dar privacidade, assim como acrescentar elementos de textura, cor e interesse ao jardim. Uma simples divisória de cerca de 2,5 metros pode bloquear uma vista desagradável e proporcionar privacidade.
Os limitadores são usados para delinear permanentemente e separar os canteiros do jardim e as decorações no gramado. Elas ajudam a definir e organizar o espaço e facilitar o corte da grama, diminuem o trabalho de manutenção evitando que gramas rasteiras invadam o canteiro e impedem que os restos em decomposição sejam levados pela água para o gramado.
Cercas e telas podem ser construídas com painéis pré-fabricados ou criados pelo construtor. Decida a função da cerca e determine o estilo necessário para que vá ao encontro da posição e do propósito desejados. Painéis de cerca não precisam ser completamente sólidos para prover privacidade. Longas divisórias de cercas feitas de tábuas sólidas podem ser monótonas. Integre treliças ou padrões nos painéis e use plantas para suavizar o espaço.
Fonte de pesquisa: HowStuffWorks Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário